A anodização é um tratamento de superfície eletrolítico muito aceite e bem definido para produzir uma película decorativa e protetiva de alta qualidade e resistência anticorrosiva nas ligas de alumínio.
O processo de anodização cria um filme poroso de óxido sobre o substrato de alumínio aquando da sua imersão num banho eletrolítico. Filme poroso que é posteriormente colmatado (poros são totalmente tapados) na fase final do processo de tratamento de superfície.
Esta camada de óxido criada, devidamente colmatada, cria uma fantástica barreira à oxidação (e consequentemente corrosão) do substrato de alumínio, criando uma das principais características deste tratamento: a sua durabilidade.
Por causa disto, este tratamento de superfície abrange um amplo espectro de aplicações, algumas das quais bastante específicas, tais como: - Anodização técnica para peças que estão sujeitas ao desgaste por abrasão e como camada protetora para refletores e "capacitores eletrolíticos"; - Anodização brilhante para frisos; - Anodização em cores para ornamentos e utensílios domésticos; - Anodização para fins arquitetónicos (janelas, portas, fachadas, etc.) na construção civil.