ADLA pretende ser uma nova unidade industrial, em Celorico de Basto, dedicada à extrusão de alumínios.
O seu projecto SI Inovação n.º 22287 visa auxiliar a empresa a conseguir proceder a essa criação nas melhores condições possíveis e com o máximo de competitividade. Assim, neste projecto enquadram-se os seguintes investimentos:
- Criação de infra-estruturas: construção do pavilhão da empresa que, apesar de estar contemplada no investimento, não fará parte das despesas elegíveis.
- Aquisição de tecnologia: a tecnologia que a empresa irá adquirir é considerada tecnologia de ponta. É através da aquisição desta tecnologia específica que a empresa conseguirá inovar em termos de produtos. Para além desta tecnologia inovadora, a empresa irá também adquirir equipamentos complementares à sua linha de extrusão.
- Aquisição de tecnologia: a tecnologia que a empresa irá adquirir é considerada tecnologia de ponta. É através da aquisição desta tecnologia específica que a empresa conseguirá inovar em termos de produtos. Para além desta tecnologia inovadora, a empresa irá também adquirir equipamentos complementares à sua linha de extrusão.
- Investimento em Organização e Gestão: neste domínio, a empresa irá adquirir o hardware e software necessário à organização da empresa em todas as suas vertentes (financeira, administrativa, produtiva, comercial). Para além disso, a empresa irá adquirir todos os softwares técnicos necessários para poder desenhar e projectar os perfis que venderá na sua actividade e que, como já se referiu, se destinam a várias áreas de actividade.
- Economia Digital: neste domínio, a empresa irá apostar no desenvolvimento de um site internacional multilingue que, integrado com o seu ERP, lhe permitirá desenvolver novas formas de interacção com os seus clientes. Estas formas desmaterializadas de interacção são mais relevantes quando estamos a falar de clientes e mercados estrangeiros. A importância de ter canais de comunicação abertos e de disponibilização de informação fiável reveste-se, neste sentido, da maior importância, pois a ADLA movimenta-se numa actividade onde a interpretação errada do projecto de um perfil tem consequências gravosas e de montantes avultados.
- Energia e ambiente: neste domínio, e dada a natureza da sua actividade, a empresa investirá na sua autonomia energética e na optimização das suas práticas nas áreas de energia e do ambiente.
- Certificação: A certificação da empresa no âmbito da ISO9001:2008 e 14.001 é também um dos investimentos a considerar. A necessidade deste investimento radica na optimização de práticas, procedimentos e processos.
- Internacionalização: O investimento da ADLA na área internacional é vital para a sua sobrevivência. Assim, a empresa apostará em viagens de prospecção e visitas a feiras como fonte de garantir e promover sinergias e, assim, crescer a nível internacional. Neste domínio a empresa será também apoiada por consultoria especializada.
- Marcas Próprias: para além da criação e desenvolvimento de uma marca própria (a ADLA), a empresa pretende aderir à logomarca “Portugal”.
Face ao que se pretende que seja a ADLA, o presente projecto de investimento visa criar uma nova unidade empresarial que produza perfis de alumínio da forma mais inovadora e eficiente possível.
Assim, a tipologia de investimento em que a ADLA se enquadra é a tipologia da ALÍNEA A) DO N.º 1 DO ARTIGO 5º DO SI INOVAÇÃO: PRODUÇÃO DE NOVOS BENS E SERVIÇOS OU MELHORIAS SIGNIFICATIVAS DA PRODUÇÃO. Isto porque a empresa irá produzir perfis inovadores, quer pela sua dimensão, quer pela sua maior capacidade em termos de eficiência energética.
Neste sentido, a ADLA vai de encontro a objectivos como a PRODUÇÃO DE NOVOS PRODUTOS MULTIFUNCIONAIS DE VALOR ACRESCENTADO PARA O HABITAT (contemplando preocupações com princípios de eco-design, a utilização eficiente de recursos, e a durabilidade de materiais e produtos).
O foco deste projecto é mesmo a capacidade de produzir perfis que se podem aplicar em variadíssimas soluções eco-eficientes, acautelando simultaneamente as preocupações de design, utilização eficiente de recursos e durabilidade de materiais e produtos.
Este foco é evidenciado pela multiplicidade de aplicações que os perfis de alumínio da ADLA poderão ter no âmbito da construção sustentável, nomeadamente na área da domótica e das energias renováveis (estruturas automatizadas como portões, painéis solares, painéis de revestimento interior e exterior, escadarias, portas, janelas, caixilharias, caleiros, etc.).